A qualidade dos produtos Itambé Abrasivos é confirmada pela certificação ISO 9001:2008. A empresa conta com testes de laboratório que atestam a segurança e a integridade de cada etapa do processo produtivo.
Mesmo com todas essas garantias, é fundamental que o usuário tenha em mente que o uso de produtos abrasivos necessita de cuidados especiais que vão assegurar a utilização correta e melhor performance produtiva.

Cuidados Especiais - O modo certo
- Manipule e armazene discos e rebolos cuidadosamente.
- Inspecione visualmente todos os discos e rebolos antes da montagem. Nos rebolos vitrificados faça o teste de som. A quaisquer indícios de dano, não utilize.
- Verifique se a velocidade da máquina é condizente com o RPM especificado no rótulo.
- Verifique os flanges de montagem, que deverão ter diâmetros iguais, com faces de contato planas e perpendiculares, e ter, diâmetro de no mínimo, 1/4 do diâmetro nominal do disco até 9" e 1/3 do diâmetro nominal do disco para abrasivos
acima de 10".
- Os dispositivos para montagem deverão acima de tudo, permitir uma fixação centralizada e eficiente, bem como apoiar adequadamente o abrasivo.
- Use capas de proteção que cubram pelo menos a metade do abrasivo, para proteger o operador.
- Ajuste o suporte de apoio da peça a ser trabalhada. O espaço entre o suporte e o rebolo não deve ser maior que 3 milímetros.
- Desconecte a máquina da tomada de energia antes de substituir os abrasivos.
- Antes de iniciar o trabalho, posicione-se ao lado da máquina e deixe o rebolo girar livre por 1 (um) minuto e o disco por pelo menos 10 (dez) segundos.
- Atenção para a segurança dos demais trabalhadores nas imediações.
- Pratique os métodos de segurança no trabalho: fixe corretamente a peça a ser trabalhada, segure a máquina com firmeza, evite áreas mal organizadas
e mal iluminadas.
Você não deve nunca
- Usar os discos ou rebolos trincados ou que tenham sofrido uma queda.
- Forçar o disco ou rebolo durante a montagem ou altere o furo dos mesmos.
- Exceder a rotação máxima permitida, indicada no rótulo do produto.
- Utilizar flanges de montagem com rebarbas, tortas, sujas ou empenadas.
- Apertar a porca de montagem de forma excessiva.
- Utilizar as laterais do abrasivo para qualquer finalidade.
- Ligar a máquina sem a capa de proteção montada.
- Permanecer em frente à linha de ação de um disco com a máquina ligada.
- Forçar o rebolo, ele deve cortar normalmente. Se notar que a peça está muito quente, ou que o motor está diminuindo a rotação, pare e verifique o que está acontecendo.
- Utilizar discos de desbaste de topo ou chapados (0º).
- Utilizar, em hipótese alguma, a lateral do disco de corte em rebarbações diversas, afiação de ferramentas etc.
EPIs
Leia atentamente os manuais de instrução e referências de cada produto. Procure conhecer as informações que regem as exigências de segurança para produtos abrasivos e similares.
Cada produto Itambé Abrasivos contém dicas de segurança e ícones que lembram o EPI que deve ser usado em cada caso e produto.
Sugestões de armazenamento
Mantenha os abrasivos em sua embalagem original, protegida de água e calor excessivo. Mantenha-os em posição horizontal e proteja-os de danos mecânicos.
Os abrasivos resinóides mantém um melhor rendimento quando armazenados em local com 50% de umidade e a 22°C.
Palestras sobre segurança
Visando sempre atender nossos clientes com qualidade de produtos e serviços, a Itambé disponibiliza palestras em sua empresa para promover a utilização de abrasivos com segurança. Consulte-nos e solicite uma palestra ou curso sobre segurança para uso de ferramentas, e acessórios.